quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Resenha: Como eu era antes de você




Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Gênero: Romance 

         ‘’Como eu era antes de você’’ publicado pela editora intrínseca é o segundo livro da autora Jojo Moyes, ela publicou seu primeiro romance em 2002 e atualmente já tem 7 livros publicados aqui no Brasil, sendo que no primeiro semestre de 2016 será lançado o ‘’Depois de você’’ que é a continuação deste. O livro fez tanto sucesso que virou filme, estrelado pelos autores Sam Claflin e Emilia Clarke, a previsão de lançamento é para junho deste ano.

Nesta história conhecemos a vida de Lou Clarke e Will Traynor. Lou é uma moça de 26 anos que não tem sonhos e perspectiva nenhuma na vida, ela trabalha em um café e ama seu emprego, por ela passaria a vida toda trabalhando lá, mas a vida tinha outros planos, quando o café fecha Lou se vê obrigada a procurar outro trabalho, o problema é que ela não tem muitas qualificações, pois nunca trabalhou em outro lugar e nem tem uma faculdade, morando com os pais, a irmã, o sobrinho e o avô ela precisa ajudar em casa, nesta busca por um novo emprego ela acaba encontrando apenas algumas oportunidades e uma delas é como cuidadora de um  tetraplégico, o Will Traynor, achando que não poderia ser tão ruim, ela aceita.

Will tem 36 anos e é o oposto de Lou, antes do acidente ele era um homem ativo que aproveitava ao máximo dos prazeres da vida, era um atleta, mergulhador e amante de viagens; sabia realmente como desfrutar sua jornada aqui, quando um acidente de moto lhe tirou tudo isso, Will não via mais motivos para viver e tinha planos para colocar um fim nisso, agora com essa sua nova condição é uma pessoa amargurada, que vive doente e que recebe cuidados frequentes de seu enfermeiro Nathy.

‘’E sabe o que? Ninguém quer ouvir esse tipo de coisa. Ninguém quer ouvir você falar que está com medo, ou com dor, ou apavorado com a possibilidade de morrer por causa de alguma infecção aleatória e estúpida. Ninguém quer ouvir sobre como é saber que você nunca mais fará sexo, nunca mais comerá algo que você mesmo preparou, nunca vai segurar seu próprio filho nos braços. Ninguém quer saber que às vezes me sinto claustrofóbico estando nesta cadeira que tenho vontade de gritar feito louco só de pensar em passar mais um dia assim”.

No momento em que Lou começa a trabalhar como cuidadora, em diversas vezes pensa em desistir, pois ele não é um homem fácil de lidar, rabugento e mal humorado não quer saber de ninguém por perto cuidando dele, Will sempre tratou seus cuidadores com muito desrespeito e ironia, e não é diferente com ela. A vontade dela em desistir do emprego aumenta ainda mais quando ela ouve uma conversa entre a mãe e a irmã do Will sobre os planos que ele tem para colocar um fim em todo seu sofrimento, mas decidida a mudar essa situação ela fica e embarca em uma jornada que mudará a vida de ambos de uma forma inesquecível.

‘’Olhei para fora da janela com as ideias tão confusas quanto as nuvens abaixo de nós, incapaz de pensar que aquilo não era apenas um desafio.’’

Os dois começam a se entender com o tempo e um sentimento muito forte cresce entre eles, e enquanto Lou tenta mudar a maneira como Will enxerga a vida depois do acidente, uma vida sem graça e sem cor, Will também tenta mudar o modo como Lou vive, uma vida monótona, sem ambições, perspectivas ou sonhos, sua vida é basicamente trabalhar, voltar pra casa e vez ou outra ver seu namorado Patrick que não da muita importância a ela.

‘’Você só vive uma vez na vida, é sua obrigação aproveitar a vida da melhor maneira possível.’’ 


A história é narrada em maior parte em primeira pessoa pela personagem Lou, mas em alguns capítulos a narração passa para outros personagens, entre eles a sua irmã, o enfermeiro Nathy, e a mãe e pai de Will.

‘’Precisava dar ao meu filho um lugar para onde olhar. Precisava dizer a ele, silenciosamente, que as coisas poderiam mudar, crescer ou fenecer, mas que a vida continuaria. Que todos nós éramos parte de um grande ciclo, algum tipo de arranjo cuja finalidade só Deus poderia entender’’.  

O livro tem uma narrativa fácil e rápida, o desenrolar da trama me deixou extremamente ansiosa para o desfecho, o que fez eu ler o livro em menos de uma semana, e preciso dizer que é um dos livros mais lindos e que mais me tocaram, a história é de uma sensibilidade incrível, nunca li um livro que foi capaz de mexer tanto com meu emocional.

O tema abordado é bem polêmico e nos faz refletir sobre coisas importantes e que vale muito a pena repensar, retrata bem como é o cotidiano de pessoas cadeirantes, suas dificuldades e o preconceito que eles sofrem, nos faz questionar a vida que levamos também, foi um livro que me passou grandes ensinamentos e me fez olhar para vida com uma nova perspectiva, me marcou de uma forma que eu jamais imaginaria.

Jojo Moyes soube de maneira extraordinária escrever um romance verdadeiro, bonito, comovente e com personagens envolventes que certeza irão marcar a vida de quem ler, esse foi o primeiro livro que li da autora, mas pretendo ler todos os outros. Indico não só para pessoas que gostam de livros de romance/drama, mas para todos, independente do gosto literário, ‘’Como eu era antes de você’’ é um livro que vale muito a pena ser lido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário