domingo, 20 de março de 2016

Resenha: A Irmandade Perdida



Título:  A Irmandade Perdida
Autora: Anne Fortier
Páginas: 527
Editora: Arqueiro


Publicado pela editora arqueiro ‘A Irmandade Perdida’ é o segundo livro da escritora americana Anne Fortier, seu primeiro romance ‘Julieta’ vendeu mais de 30 mil exemplares só aqui no Brasil, e segundo a revista Publisher Weekly é considerado um Código da Vince para mulheres.

Em ‘A Irmandade Perdida’ o livro conta a história de duas mulheres que apesar da grande distância de tempo de mais de 300 mil anos, tem algo em comum: manter vivo o legado das amazonas. A história se intercala entre passado e presente, e ora estamos acompanhando a trama na perspectiva de Mirina, a primeira rainha amazona, e ora na de Diana Morgan, a filóloga e professora da renomada universidade de Oxford.  

Mirina é uma caçadora do norte da África, após dias na mata ensinando a pequena irmã Lili a se tornar uma caçadora ela volta para a aldeia em que vive, só que ao chegar lá se depara com morte, praga e destruição. Sua mãe está morta e a única coisa que deixou para as filhas foi seu bracelete, que é usado como símbolo de irmandade a Deusa da Lua, e era o templo da Deusa que a mãe tinha mandado as meninas procurarem caso houvesse algum problema, xingadas pelo povo da aldeia que culpara a mãe delas pela praga que se alastrava, as duas partem em uma viagem longa e difícil, passam fome, sede, frio, ficam doentes e Lili acaba ficando cega por conta dessas enfermidades.

 ‘’Lembre-se que você é uma irmã. Uma irmã não precisa de olhos para ser útil, só de um sorriso e de um coração valoroso.’’

Após dias de tanto sofrimento elas chegam no templo, mas só são bem vidas após a Suma Sacerdote ver a coragem e extinto de caça de Mirina, que assim a convida a ficar com a intenção de que ela ensine as irmãs sacerdotisas a lutarem, porém quando piratas gregos invadem o local matando, estuprando e sequestrando suas irmãs, incluindo Lili, Mirina parte com as sacerdotes sobreviventes em busca das irmãs sequestradas. Atravessando o mediterrâneo de maneira heróica ela conhece Páris, o príncipe de Troia, que lhe oferece ajuda, mas quando quase tudo parece se encaixar uma paixão deixa Mirina incerta do que fazer, dividida e confusa ela toma uma decisão na qual ela nem imaginava as consequências que teria de enfrentar.

Eu sou uma amazona, matadora de animais e de homens. A liberdade corre em minhas veias; corda nenhuma pode me prender. Eu nada temo; é o medo que foge de mim. Ando sempre para a frente, pois esse é o único caminho. Quem tentar me impedir sentirá minha fúria."
          
           Diana tem verdadeira obsessão pelas amazonas desde a infância, quando passou a saber sobre o assunto através da misteriosa avó Kara, que alegava ser uma amazona e que por conta disso era tachada como louca pelo seu filho e sogra. A menina sempre acreditou nas histórias que a avó lhe contava, seus pais preocupados que a sanidade da avó acabasse fazendo mal a filha, estavam decididos a interná-la, entretanto antes que se dessem conta Kara some sem deixar vestígio algum.
       
         Agora passado anos, Diana trabalha em Oxford como professora, sua obsessão pelo assunto ainda continua vivo, e suas constantes pesquisas são provar que elas de fato existiram, virando até mesmo motivo de piada para alguns na universidade. Quando voltava para casa após mais uma apresentação fracassada, ela é interrogada por um senhor que a convida a ir para Amsterdã a uma escavação escondida e secreta para decifrar um código que tudo indica ser uma alfabeto amazônico.

"Isso que está em suas mãos é um alfabeto amazônico ainda não decifrado, e entenda o seguinte: nós estamos dando à senhora a oportunidade de ser a primeira a tentar.''

Depois de pensar sobre o assunto e pedir conselhos aos amigos que não concordam pelo motivo de que poderia ser perigoso demais, tentada a provar a existência das amazonas e com a ajuda de um caderno deixando pela avó, ela aceita e viaja até o norte da África onde conhece Nick Barran, um homem enigmático que no começo não causa uma boa impressão, mas que tem muito em comum com Diana, mais do que podemos imaginar.

Ambos se lançam em uma jornada perigosa para tentar desvendar o mistério dessas mulheres selvagens, percorrendo Inglaterra, Argélia, Grécia e as ruínas de Tróia eles enfrentam perigos e intrigas a cada viagem. Diana fica cada vez mais perto de descobrir toda a verdade por trás do mito, só que isso tudo por um preço, há pessoas interessadas nas amazonas, mas não da mesma forma que ela, e que são capazes de tudo para encontrá-las antes de qualquer um.

Anne Fortier mais uma vez me deixou maravilhada com sua escrita instigante e cheia de detalhes, já havia lido seu primeiro livro ‘Julieta’ e me encantado, nessa nova história me surpreendi novamente, um livro recheado de mistérios, suspense, reviravoltas, romance e contextos históricos que prendem o leitor e fazem a leitura fluir rapidamente.

Há diversos elementos da história grega, como a Guerra de Tróia e alguns de seus personagens, tudo isso é detalhado no livro de forma diferente como conhecemos, agora com as amazonas no meio de tudo. Nunca tinha lido livros de mitologia, de nenhum tipo, mas agora fiquei extremamente curiosa para ler mais livros assim, foi fascinante mergulhar por dentro dos mitos. A capa e a diagramação do livro é linda e corresponde exatamente com a história, a cada início de capitulo uma frase de históricos gregos nos é apresentada.




  
Porém infelizmente não tenho só elogios, em relação aos personagens nem todos me conquistaram, Nick foi um personagem que me irritou demais, confesso que não gostei dele, Diana também deixou a desejar, não consegui ter empatia por ela, se tratando de Mirina, eu amei, sua coragem, força, delicadeza e senso de justiça me fizeram a admirar, com certeza é a melhor personagem. Recomendo esse livro para quem gosta de romances leves e cheios de mistérios, mas também considero uma leitura obrigatória para quem curte mitologia. 

Confiram o book trailer do livro!! :) 


                      

Um comentário:

  1. Olá Mariana,

    Adorei o livro Julieta dessa autora! Com certeza esse já está na minha lista de leitura ☺️ A história parece ser muito interessante e aprendemos coisas bem diferentes.

    Parabéns pela resenha!

    www.booksimpressions.com.br

    ResponderExcluir