terça-feira, 29 de março de 2016

Resenha: O lado mais sombrio


Título: O lado mais sombrio
Autor: A. G. Howard
Páginas: 368
Editora: Novo Conceito

"O lado mais sombrio", é uma releitura do livro clássico de Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll, publicada em 2014. Escrito pela norte-americana A.G.Howard, trata-se do primeiro livro da trilogia Splintered. O segundo volume chama-se "Atrás do Espelho" e há também um conto que já foi lançado, intitulado "A Mariposa no Espelho".
Nesta nova versão conhecemos Alyssa Victoria Gardner, uma adolescente de 17 anos que têm um estilo próprio e todo descolado, anda de skate, usa maquiagens fortes e cabelo loiro com alguns dreadlocks na cor azul. Mas tudo isso tem um por quê. Alyssa é tataraneta de Alice Lidell (sim, aquela mesma Alice que conhecemos do País das Maravilhas). Ela criou seu jeito para que não aja semelhanças com a Alice, enfrentando a difícil situação de ser chacota desde sempre por ser descendente de Alice, carregando o fardo desta história maluca, convivendo e ouvindo sobre País das Maravilhas que está a décadas assombrando sua família.
           Alyssa não é uma garota "normal", sua vida é uma bagunça. Ela ouve plantas e insetos, mesmo sem querer e sem perceber, porém esconde isso de todo mundo para que ninguém pense que ela está louca. Como uma forma de calar essas vozes, captura os insetos e faz quadros com eles, que se transformam em verdadeiras obras de arte, retratando estranhas paisagens que parecem sair de um mundo diferente. Sente uma paixão secreta por Jeb, um amigo de infância, a pessoa quem ela mais confia e ama, que infelizmente a vê apenas como uma irmã.

"Os insetos não morrem em vão. Eu os uso em minha arte, dispondo seus cadáveres em formatos e desenhos. Flores secas, folhas e cacos de vidro dão cor e textura aos desenhos feitos sobre uma base de gesso. Essas são minhas obras de arte... Meus mórbidos mosaicos."

Convive com uma maldição, onde todas as mulheres descendentes de Alice tem alucinações um tanto reais sobre o País das Maravilhas, levando-as a loucura. Além de enfrentar este grande problema, pois sua mãe, Alison, está internada em um sanatório, totalmente descontrolada e louca, pois também acredita no País das Maravilhas e que não há como fugir de seu destino. Aos poucos, Alyssa vai percebendo que sua mãe não é tão louca, há algum segredo por trás de suas palavras desconexas que diz. Então, Alyssa tenta juntar tudo como se fosse um enorme quebra-cabeça.



Em dia de muita chuva, Alyssa fica sozinha em casa após ter uma discursão com Jeb. A luz acaba e ela ouve vozes misteriosas através do espelho, sendo transportada aquele mundo que custava acreditar, é nessa hora que tudo aquilo vira realidade: O País das Maravilhas existe! Tudo que ela sempre ouviu a respeito deste lugar é verdadeiro e Alice esteve realmente ali. Na mesma hora com um forte pensamento, Alyssa deseja estar ali com Jeb, o seu verdadeiro amor. Por ter pedido com o coração, o desejo é realizado e os dois enfrentarão todas as possíveis situações de aventura deste mundo nesse mundo mágico, obscuro e fantasioso. Lá, ela conhece o estranho e atraente Morfeu, um ser intraterreno que vai colocá-la em dúvida sobre seu destino. Nesta jornada bizarra, Alyssa se vê na obrigação de quebrar a maldição e consertar os erros cometidos por Alice quando esteve neste lugar, que agora está completamente diferente.

"A chave. Ela concede desejos. O rapaz sombrio que é meu guia me disse para desejar com todo o coração. Então, quando visualizei Jeb ao meu lado antes de entrar, porque o queria comigo, ele entrou também."

O livro é narrado em primeira pessoa e A. G Howard teve uma ideia brilhante ao recriar um novo País das Maravilhas aproveitando bem o existente e ao mesmo tempo criar coisas novas e completamente inusitadas, com seres muito bizarros, além dos personagem que já conhecemos do País das Maravilhas, mas lógico com umas pontinhas físicas e psicológicas diferentes, assim como toda a história tem o lado sombrio, louco e ao mesmo tempo cheio de luz, paisagens exóticas e personagens cheios de ação, aventura e altos segredos e um romance para apimentar a história, melhor especificando, um triângulo amoroso.
A diagramação é perfeita, a capa me chamou a atenção desde o início e os capítulos se apresentam com desenhos de folhas e dão muito charme à leitura. Escrita impecável, boa narrativa, rico em detalhes, nada passando despercebido ao decorrer da história.

"E aqui estou eu, a união de tudo isso. A luz e a escuridão ao mesmo tempo. Caso eu cedesse a um dos meus lados, será que eu teria que abdicar do outro? Meu coração dói ao pensar nisso. De alguma maneira, sinto que preciso dos dois para estar completa."

Quem me conhece sabe o quanto eu sou fascinada pelo mundo de Alice no País das Maravilhas. Acho incrível este universo completamente louco criado por Lewis Carroll, cheio de charadas e brincadeiras entre o real e a fantasia. Apesar de eu achar que do meio para o final da história ficou confuso e a leitura cansativa por causa dos longos capítulos e detalhes demais, eu recomendo a leitura para quem assim como eu, ama a história de Alice no País das Maravilhas, vale a pena pois desperta sua imaginação ao criar as paisagens e os personagem em sua mente, conhecendo um novo ângulo e uma nova versão atual do País das Maravilhas, esse mundo mistério criado por Lewis Carroll que é contada de geração a geração.


2 comentários:

  1. Nunca tive interesse nesse livro, até minha prima me recomendar. Ele está aqui na minha estante, mas agora que li sua resenha, estou com uma ponta de curiosidade!

    http://my-lifeasabookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já eu não sabia da existência dele, até eu me apaixonar pela capa em uma das minhas visitinhas básicas á livraria. E quando li a sinopse, tive que comprar kkkk'
    Mas dê uma chance para ele, eu gostei, porém confesso que a leitura é tipo uma montanha-russa, vai ter ser altos e baixos, só que a história deixa valer a pena isso tudo! Caso você ler, depois me diga o que achou ;)

    ResponderExcluir