terça-feira, 22 de março de 2016

Resenha: O mundo de Anne Frank - Lá fora, a guerra


Título: O Mundo de Anne Frank - Lá fora, a Guerra
Autora: Janny van der Molen
Ilustradora: Martijn van der Linden
Páginas: 184
Editora: Rocco Jovens Leitores

"O Mundo de Anne Frank", escrito pela jornalista holandesa Janny van der Molen, teve sua publicação em 2015. O livro é um projeto único e não perdeu nenhum detalhe da história. Para sua composição, a autora usou além do próprio diário de Anne, pesquisas nos registros históricos da época, entrevistou pessoas que conheceram a jovem e, além das visitas aos campos de concentração e a antiga casa onde Anne e a sua família ficaram escondidos durante a guerra, que foi transformada em um museu em Amsterdã (espero conhecer algum dia). Para quem ainda não a conhece, Anne Frank foi uma garota judia que ficou escondida junto com sua família em um Anexo secreto num edifício comercial para não serem descobertos e capturados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, assim, narrou em seu diário os fatos de como foi sua vida neste período.



Diferente do diário escrito por ela própria, O Mundo de Anne Frank explora muito mais a vida de Anne, recriando o seu mundo desde o nascimento em 12 de junho de 1929, toda a sua infância, o relacionamento com a família e os amigos, o período em que esteve no esconderijo até a sua morte em 1945. A autora buscou dividi-lo em dez temas: brincadeira, família, guerra, normas, medo, diário, sobrevivência, paixão, traição, horror; além do o que aconteceu depois e álbum de família. Ao contrário ao livro original, a narrativa é feita em terceira pessoa e de forma romantizada com uma linguagem simples, tornando a leitura fácil e acessível também para o público infanto-juvenil. Eu achei muito interessante esse detalhe, pois todos merecem conhecer a história de Anne Frank, em vista que Anne queria passar a esperança de um mundo melhor, acreditando no lado bom das pessoas, além dos sonhos e pensamentos que gostaria que todos conhecessem. Isso tudo ao olhar de uma adolescente de 13-15 anos.



          A diagramação e as ilustrações dão um charme especial na obra, enriquecendo e expressando exatamente o que está ali escrito, construindo esse lado triste do Holocausto e todos os seus horrores, em algo tão delicado e menos pesado, mas nunca perdendo a essência central da história. Janny van der Molen foi fiel as fontes originais e aos fatos históricos que aconteceram nesse período.


"Lá fora, a guerra. Então eles permaneceram lá dentro. Dia após dia. Escondidos, aguardavam em silêncio e com medo o final daquela terrível guerra. Mal lembravam como era abrir a porta da frente e andar em plena luz do dia. Sentir o sol, o ar fresco, rir e andar pela rua, pegar um bonde, fazer o que bem entendessem... O mundo lá fora se tornou o inimigo. O mundo lá fora dava medo."

O livro 'O Diário de Anne Frank' foi uma leitura que me marcou muito, se tornando um dos meus livros favoritos. Na época em que li (foi para um trabalho de história e a minha mãe me falou sobre esse livro), eu fiquei impressionada com os relatos e emocionada com cada acontecido na vida de Anne. Nem preciso dizer o quando fiquei encantada por esse novo livro que gira em torno de seu diário. Recomendo essa obra para quem já leu o Diário ou conhece a história de Anne Frank, que agora está sendo contada de forma simples e com muita sensibilidade e delicadeza, mas que ainda não deixa de ser comovente e emocionar muitas pessoas ao redor do mundo.
         Já foi feita a resenha do livro "O diário de Anne Frank", confira: Clique aqui e conheça a história



Nenhum comentário:

Postar um comentário