terça-feira, 12 de abril de 2016

Resenha: Por Lugares Incríveis




Título: Por Lugares Incríveis
Autora: Jennifer Niven
Páginas: 336
Editora: Seguinte

  "Por Lugares Incríveis" é um Young Adult, escrito por Jennifer Niven, autora de mais sete livros publicados. Teve seu lançamento em janeiro de 2015 pela Editora Seguinte. Com o grande sucesso, o livro já tem uma adaptação para os cinemas confirmada, com Elle Fanning como Violet Markey.
  Narrado em primeira pessoa, se alternando nas visões dos personagens principais, a história gira em torno de dois adolescentes que se sentem meio "perdidos" e "incompreendidos" no mundo. Theodore Finch ou simplesmente Finch é um garoto que sempre sofreu bullying na escola sendo chamado de "aberração", nunca soube a sua verdadeira identidade e sofre com a separação dos pais mesmo que não demonstre muito, sente-se solitário. Ele também pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Violet Markey ou Ultravioleta Markante (lendo o livro você entenderá a referência) ao contrário de Finch, têm uma família unida, amigos, namorado e um sonho de se tornar escritora. "Gosto de escrever. Gosto de um monte de coisas. Talvez, de todas elas, eu seja melhor na escrita. Talvez seja o que eu mais gosto de fazer. Talvez seja onde sempre me senti mais em casa." É autora do blog eleanoreviolet.com junto com sua irmã, Eleanor, postavam sobre diversos assuntos. Até que uma fatalidade aconteceu e mudou todo o rumo de sua vida. Há quase um ano, Violet e Eleanor sofreram um acidente de carro, na qual apenas ela sobreviveu, depois de dizer a irmã pegar um caminho alternativo. Após a morte de Eleanor, Violet sente-se culpada e sem saber seu lugar no mundo. Ela conta os dias para o fim das aulas, tem até um calendário pendurado na porta onde risca os dias que vão passando, para finalmente ir embora da cidadezinha onde mora e começar a faculdade.


A vida desses dois jovens se cruzará de uma maneira que irá mudar completamente o rumo de suas vidas. Eles se conhecem em circunstâncias nada comuns, ambos decidem cometer suicídio na torre de sino do colégio onde estudam. Ao ver Violet no outro lado, assustada com medo de prosseguir, Finch consegue convencê-la que a vida tem muito para oferecer, mesmo ele próprio não acreditando muito, a ajudando sair dali. "Agora tudo o que vejo é uma garota morrendo de medo de viver. [...] Você precisa retomar as rédeas. Ou vai ficar em cima do parapeito que construiu para si mesma para sempre." Com isso, Finch pede para que Violet diga a todos que, na verdade foi ela quem o salvou e não ao contrário, assim se tornando a heroína. E isso fará sentido no final da história.
  Ao passar o ocorrido, Finch tenta se aproximar de Violet, pois quer certificar que ela ficará bem para que não tente prosseguir com a ideia de suicídio e fazê-la enxergar tudo aquilo que ele disse na torre sobre a vida é verdadeiro, até que surge a oportunidade. Na aula de geografia, a única aula que ambos tem juntos, surge um projeto para que os alunos conheçam mais a cidade de Indiana, os seus pontos turísticos e suas curiosidades, Finch consegue ser par de Violet para a realização do trabalho. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, a garota para de contar os dias e passa a vivê-los até voltando a fazer planos sobre sua vida. Para trazer mais realidade, o cenário dos lugares visitados são verídicos e inclusive, há um mapa no final do livro na qual é possível conhecer um pouco mais desses lugares, cada uma com sua descrição. 


  Jennifer Niven mostra através dessa história como é conviver com problemas como a morte de alguém querido, o  bullying, os problemas familiares, a depressão e impulsos suicidas. Mas nada disso é tratado de forma trivial. A autora encontrou uma forma de tocar nesses assuntos delicados de maneira real, até o porque alguns fatos são inspirados em sua vida pessoal, o que me deixou com o coração apertado. A diagramação do livro é perfeita, a capa apesar de ser uma imagem simples é cheia de significados.
  A história de Violet e Finch partiu meu coração em mil pedacinhos e ao mesmo tempo me fez sorrir, gargalhar e me emocionar. O final, meu Deus, aquele foi arrebatador que não soube nem o que falar, apenas sentir "a cadência do sofrimento começou. Eu estou em pedaços." A escrita de Jennifer é simples, gostoso de ler, fluindo muito bem com capítulos curtos tornando a leitura mais rápida e sem contar que em nenhum momento a autora se perdeu na história, mesmo com temas tão delicados. Os dois personagens principais são extremamente apaixonantes, bem construídos e fácil de se identificar. Finch é aquele personagem que dificilmente será esquecido. Ele possui um tipo de humor e inteligência impressionantes e um tanto complexos que te encanta. Já Violet mostra um amadurecimento ao longo da história e vai ganhando nosso coração. E as citações da escritora Virginia Woolf? Aquilo deu mais enfase e enriqueceu a história, fora que Virginia se encaixou perfeitamente na trama.
  Por Lugares Incríveis é um livro que aborda muito mais sobre a morte, acaba enfatizando o amor, a amizade, a vida e os sonhos, nós trazendo a mensagem que "o problema das pessoas é que elas esquecem que na maior parte do tempo o que importa são as pequena coisas." Ou seja, transforme as pessoas que você ama em seu próprio lugar incrível, prestando mais atenção nelas. Até nos faz ter um olhar sobre o quanto deixamos as pessoas nos rotularem. "Aprendi por experiência própria que a melhor coisa a fazer é não falar o que realmente pensamos. Se não falamos nada, as pessoas concluem que não estamos pensando em nada além do que deixamos que elas vejam.” A história vai além de um simples romance juvenil; é um livro daqueles reflexivos, com uma pitada melancólica mas que te toca e te muda de algum modo. E acredite: é para melhor! Recomendo a leitura urgente se você ainda não leu, é uma leitura agradável, te prende do início ao fim e te deixando transbordar em emoções, pensamentos (e lágrimas!). Um livro pra guardar para sempre na estante, na cabeça, no coração e uma coisa é certeza: Ressaca literária na certa, pois você termina o livro mas ele não termina com você, ele fica em você se tornando "Markante" igual a Ultravioleta.



10 comentários:

  1. Estou casada com esse livro pra sempre *O* E realmente espero que ele nunca termine comigo.. Daqui á pouco faz um ano desde o dia que eu li ele, e ainda tenho tudo bem claro e fresco na minha cabeça.. O que pra mim funciona como uma espécie de ajuda p continuar seguindo e enfrentando os dias.. Eu ainda tenho o Finch em mim como se ele fosse real.. E em cada lugar que eu passo, me lembro dele.. Pq qd eu li, eu estava na pior fase da minha depressão, não conseguia sair de casa durante vários meses, e no final de tudo eu consegui sair de cima do parapeito que eu havia construído.. E hj, em cada lugar que eu tiro uma foto lá fora, nesse mundo que ainda tem tanta magia, sempre me lembro dele. Vontade de ser amiga da Jenn e abraçar ela p smp <3 Amiga, vc foi perfeita nessa resenha, sempre é, mas essa foi especial <3 Ameeeei!! Tinha que comentar *.*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, você por aqui também? kkkkkk'
      Só tenho a lhe agradecer por ter me indicado esse livro perfeito! Nós duas sabemos o quanto ele nos ajudou. E essa história não terminará dentro da gente, pelo contrário, ela ficará marcada para sempre!
      Obrigada <3 E ainda temos que ter nossa conversa sobre esse livro *-*
      Por isso não falarei muita coisa por aqui nos comentários para não estragar kkkkk' Mas a maioria está na resenha e.e

      Excluir
    2. KKKK' Eu estou em todos os lugares :v KKKKKK'
      É o tipo de livro que te ajuda tanto no emocional, que vc nem precisa gastar com terapia KK'
      Vai ficar infinito no nosso coração <3
      Vou te mandar todas as outras coisas que acho dele na carta *.* E sua resenha ficou completa mesmo KK' ainda assim, se tiver algo mais p dizer, me conte tudo dps KK'

      Excluir
  2. Olá,

    Estou com esse livro no meu kindle há um tempo para ler. Não imaginava que ele tratava de temas tão intensos, mas parece ser uma leitura sensacional!
    Adorei sua resenha, só fez eu querer saber mais sobre o livro.
    Ultimamente tenho lido alguns YA que abordam temas muito bons! =)

    http://www.booksimpressions.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raissa!

      Leia esse livro, eu achei incrivelmente maravilhoso. Os temas, os personagens e a escrita de Jennifer Niven transformaram o livro em algo único. Vale a pena a leitura ;)
      Os livros YA estão se superando muito.

      Excluir
  3. Adorei sua resenha e os detalhes que postou do livro, sou completamente apaixonada por esse livro *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3

      Tenho uma paixão enorme por esse livro, meu queridinho da vida agora kkkk' *-*

      Excluir
  4. Oi, Aline!

    Nossa, esse livro parece ser incrível! Eu adoro livros que retratem o bullying, acredito que fazem a gente ter uma visão diferente das coisas. Com certeza lerei!

    Beijos,

    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Se você gosta desse tema, com certeza leia esse livro! A história te dará uma visão diferente sobre a vida, sem dúvidas um livro excelente! Quando ler, conte-me depois o que achou ;)

      Beijos, beijos :*

      Excluir
  5. Oi, Aline!

    Nossa, esse livro parece ser incrível! Eu adoro livros que retratem o bullying, acredito que fazem a gente ter uma visão diferente das coisas. Com certeza lerei!

    Beijos,

    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir