terça-feira, 4 de outubro de 2016

Resenha: A probabilidade estatística do amor á primeira vista


Título: A probabilidade estatística do amor á primeira vista
Autor: Jennifer E. Smith
Páginas: 222
Editora: Galera Record

       "A probabilidade estatística do amor à primeira vista"  é um livro do gênero jovem adulto, teve sua publicação em 2013 pela editora Galera Record, escrito pela autora Jennifer E. Smith. Um livro que já conquista pela capa e sua história é envolvida por destino, laços familiares, amor e de como o tempo pode decidir muita coisa. 
     Nessa história, somos apresentados a Hadley, uma garota de 17 anos que está indo ao casamento de seu pai em Londres, um casamento que ela sequer tinha vontade de ir. Só que por azar, sorte ou destino, ela acaba perdendo seu voo por apenas quatro minutos!
       Quatro minutos poderiam mudar a vida de alguém?
       A de Hadley mudou! Chegando ao portão do aeroporto de Nova York, se depara com os atendentes fechando a entrada e desligando os computadores. Ficou claro na expressão dos funcionários que ninguém mais entraria naquele avião.
      No começo da história, Hadley me passou a impressão de ser aquelas adolescentes chatas que quer tudo do seu jeito, mas aos poucos vemos que algumas dessas suas "crises" é decorrente a magoa que sente por seu pai, pois se divorciou de sua mãe logo após ter aceito dar aulas por um semestre em Oxford. Ela não estava animada em ser convocada para ser a madrinha de seu novo casamento depois de ficar um ano sem vê-lo e ainda para piorar, sem nunca ter conhecido sua noiva a "mulher do sotaque irritante".


      Com seu dia sendo um caos desde o momento que acordou, Hadley percebe que, apesar de tudo dando errado, conhece Oliver no aeroporto que foi a melhor coisa que aconteceu no seu dia. Oliver é um rapaz de 18 anos, encantador, engraçado, educado e com seu sotaque britânico se oferece para levar a mala de Hadley, os dois acabam se sentando lado a lado durante as 7 horas de voo, fazendo a ida para Londres ser muito mais agradável e divertida para Hadley. Conversam, se conhecem melhor, riem e algo inesperado: Se apaixonam! Será que tudo isso é apenas um sonho? O que será que acontecerá quando chegarem e cada um ir para seu caminho? Amores á primeira vista realmente existem?
"As pessoas que se encontram em aeroportos tem 72 por cento mais chances de se apaixonarem que as pessoas que se encontram em outro lugar." 
      Embora todo o enredo se passe em 24 hrs e com alguns flashbacks para que possamos entender algumas situações que envolveram a personagem principal, com as cenas detalhadas e bem desenvolvidas, a autora soube bem trabalhar sua escrita, criou personagens cativantes, cheios de emoções com diálogos naturais e uma história gostosa e rápida de se ler. Mesmo se tratando de ser um romance muiiito clichê, o livro nos apresenta questões sobre relacionamentos, família, separações e despedidas. Também do porque é importante aprender o verdadeiro significado do perdão e apesar de algumas pessoas que realmente amamos tomem decisões na qual podem nos machucar, devemos entender o motivo de sua atitude, por mais difícil seja aceitar a nova realidade, podemos reverter nossas ações, basta aceitarmos e ouvirmos o que a outra pessoa tem a dizer, sempre há recomeços, afinal, todo ser humano erra.
                                         "O amor é a coisa mais estranha e sem lógica do mundo."
      E no final da história, Hadley me surpreendeu pelo seu amadurecimento em tão pouco tempo. Adorei como o pai de Hadley foi sincero logo após os dois realmente se sentarem e conversarem sobre tudo aquilo que os incomodava, deste modo, recuperando a relação pai e filha que acabou se perdendo e, incrível que pareça, gostei da sua madrasta, a Charlotte, pena que sua personagem não foi tão extensa na história, pelo fato de se passar somente naquele dia, naquele momento.  Esse livro nos mostra que na vida nada acontece por acaso e pequenos imprevistos do nosso dia-a-dia podem ser para algo que irá lhe fazer melhor.
      Preciso comentar sobre a capa! Eu simplesmente acho linda <3 Principalmente a combinação das cores. Os capítulos são curtos e divididos em horas, assim conseguimos distinguir bem cada situação que será apresentada.


      Agora vou abrir meu coração com vocês: O que eu não curti foi o fato da narração ter sido em terceira pessoa, em algumas partes essa forma de narração ficou "meio fora de contexto", não combinou com certas situações. Confesso também que eu esperava um pouquinho mais da história, deve ser porque ouvi falar super bem desse livro e coloquei expectativas nele, é um romancezinho adolescente como qualquer outro, embora sua narrativa tenha sido em apenas um dia, além de ter algumas boas mensagens. Não vou negar que Hadley e Oliver são uns fofos, em poucas horas os dois ficaram super ligados, compartilharam suas vivências e Oliver ajudou a acalmar Hadley no avião por causa de sua claustrofobia. 
       O livro é super curtinho e leve, então recomendo que a leitura seja feita em 1 dia (é possível, pois tem apenas 222 páginas) assim você se sente mais próximo a história, se envolvendo com os personagens. É um livro bom, divertido, fofo e com ótimas mensagens, mesmo que eu tenha apontados uns pontos negativos, considero um livro que merece uma chance para ser lido, ainda mais se você gosta de romances improváveis, diversos sentimentos envolvidos e que todos nós temos chances de algo novo. 


2 comentários:

  1. Oii Aline :) Amei sua resenha <3 Nossa, eu morro de vontade de ler esse livro. Já está na minha lista de desejados *----*
    Beijos ^^

    Ahh te marquei em uma TAG http://morandoemumabiblioteca.blogspot.com.br/2016/10/tag-140-caracteres.html?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Se você curte romances juvenis, vai adorar esse livro!
      Fico feliz por ter gostado da resenha e acompanhar o blog <3
      E A-D-O-R-E-I a tag que me marcou *-*
      Vou fazer sim e te avisarei ;) ~vou sofrer um pouquinho por escrever somente em 140 caracteres~ kkkkkkk'

      Beijo, beijos

      Excluir