quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Resenha: Infinito + um



Título: Infinito + um
Autora: Amy Harmon
Páginas: 334
Editora: Verus

"Infinito + um" é um New Adult, escrito pela norte-americana Amy Harmon, autora do sucesso “Beleza Perdida”. Teve sua publicação em 2015 pela editora Verus.
O livro foi inspirado na história real de Bonnie Parker e Clyde Barrow, um casal de criminosos norte-americanos que cometeram vários assaltos no interior dos EUA na década de 30, que foram mortos por diversos tiros em seu carro durante uma fuga dos policiais. Eles são citados diversas vezes no livro, intercalando entre ficção e realidade. Porém, nessa história criada por Amy Harmon, os personagens Bonnie Rae Shelby e Finn Clyde não cometeram nenhum crime, mas durante a história são acusados de coisas que não cometeram.

Nessa história, conhecemos Bonnie Rae Shelby e Infinity James Clyde, mas prefere ser chamado de Finn. Bonnie Rae é uma jovem cantora popstar country (lembra um pouco a Taylor Swift lá nos tempos de “Love Story” e “Fearless") de 21 anos, rica e famosa, considerada a “Queridinha da América”, que após a morte da sua irmã gêmea Minnie, sente que perdeu sua metade, a sua identidade, sentindo-se vazia. Não esteve com a irmã em seus últimos momentos de vida por conta de seu trabalho, o que deixa Bonnie ainda mais mais arrasada. Cansada dessa vida de estrela e, ainda mais, de ser controlada pela avó que cuida de sua carreira e só pensa em dinheiro, vivendo em um mundo que já não faz mais sentido para ela. No final de sua turnê, em um momento de desespero, Bonnie Rae foge, cortando seu cabelo, pega somente um moletom e a bolsa de sua avó e anda sem rumos em uma noite fria em Boston, quando se depara com uma ponte e pensa em fazer algo para aliviar toda a angústia que carrega consigo: acabar com a sua vida, acabar com tudo.
Mas a vida lhe reserva outro destino, na mesma hora um rapaz passava e vê alguém pendurado em uma grade na ponte, se aproxima tentando conversar e convencer Bonnie a não fazer tal loucura (achando que Bonnie era um garoto, pois ela estava de moletom largo, capuz e cabelos curtos). Quando vê que se trata de uma garota, aparentemente estava confusa e assustada, fica chocado, tentando ajuda-la.

“Então ela olhou, e Finn viu algo que tinha visto em mil rostos nos últimos seis anos e meio. Ela estava desolada, sem esperança, exausta, inexpressiva. Era um olhar com o qual ele tinha lutado em seu próprio reflexo. Era derrota.”

Finn Clyde é um rapaz de 24 anos, considerado um “zé-ninguém”, ex-presidiário, na qual permaneceu por cinco anos por causa de um crime que não cometeu. Ele é um gênio da matemática, muito sensível e tudo que quer é uma nova chance na vida, por isso está deixando a cidade para tentar a sorte em Las Vegas. Bonnie sem saber para onde ir, inventa que está indo para o mesmo caminho e convence Finn a levá-la com ele nessa viagem. Cruzando várias cidades dos Estados Unidos, o que poderia ser uma viagem de poucos dias, foi repleta de imprevistos, entre passagens rápidas a supermercados e hotéis, os dois vão parar nas manchetes do jornal, sendo procurados pelas autoridades americanas. Vale ressaltar que Finn não sabia quem era Bonnie Rae de início, só depois que Bonnie mostra e fala quem ela realmente é. Finn tenta por várias vezes colocar na cabeça da garota voltar para casa, vendo que não será cedido, procura mantê-la protegida, por mais estranho que seja, Finn queria cuidar de Bonnie e não sabia o que aquela garota tanto o deixava balançado.
Ao longo do livro, descobrimos que seus caminhos se cruzaram não foi á toa... Apesar de serem diferentes, suas vidas têm pontos parecidos e, de certa forma, um se agarra no outro contra todas as coisas ruins. Mesmo se conhecendo tão pouco, eles ficam super próximos, confiando contar segredos.


Adorei a forma que a autora construiu seus personagens. Bonnie é uma garota incrível, que vem de uma família cercada de problemas desde que era criança, mas ainda assim consegue ver a beleza na música, sendo sua liberdade. Finn tem toda a aparência de um bad boy, mas é carregado de sentimentos. É pura inteligência quando se trata de números, assim como Bonnie se sente bem com a música, Finn se sente confortável com números. Alma e mente ali se encontraram. Sua mente não para um segundo. Ele só quer reencontrar o sentido da vida e não se envolver em mais confusões, mas a Bonnie torna-se sinônimo de confusão que domina seus dias, embora ele não consiga mais se distanciar dela.

"Como eu pude ter tanto medo de perder alguém que tinha acabado de conhecer? Em menos de uma semana ele havia se tornado a única coisa que importava."

O livro alterna o ponto de vista de Bonnie, narrado em primeira pessoa e Finn, sendo narrado em terceira pessoa. Também traz ao leitor trechos de reportagens sobre o desaparecimento da estrela country, nos deixando mais envolvidos na história, aumentando a curiosidade, prendendo a nossa atenção. A autora também coloca uma espécie de “crítica” a mídia, nós vemos como esse meio, ainda mais a sensacionalista, o quanto ela pode inventar as coisas mais absurdas. Sabemos como a mídia é, mas é inacreditável ver a que ponto eles podem chegar para conseguir audiência, popularidade e lucrar com o fato. Tai ai uma prova que, ás vezes, não podemos acreditar em tudo que é dito nas mídias e o quanto tentam colocar coisas na nossas cabeças, fazendo seus telespectadores acreditarem que é verdade. Isso acontece em todo lugar. Todo esse ar de mistério foi muito bem construída e colocada em pontos estratégicos no livro.


O mais fantástico foi a escrita da autora e a sua total preocupação em manter no livro paralelos entre a história dos dois criminosos lendários que possuem o mesmo nome do casal fugitivo, deixando algumas situações parecidas com os verdadeiros Bonnie e Clyde, conduzindo muito bem o enredo. E também sobre os termos matemáticos (que minha mente de pessoa de humanas não entende), foi muito inteligente e incrível como foram mencionadas, fazendo todo sentido. Foi um livro rico de informações e detalhes.
Uma coisa que sou apaixonada é por capas! E essa capa é maravilinda! <3


Esse foi meu primeiro contato com uma obra de Amy Harmon e não me decepcionei. Amy criou uma história que me prendeu do início ao fim, com personagens fortes, cheios de emoções e sentimentos, carregados de uma vivência complicada. Apesar de ser um romance com algumas coisinhas clichês, a autora colocou toques diferenciados, não deixando algumas coisas na história tão óbvias ao leitor, não deixou chato nem previsível, ela trabalhou bem nesse livro. Uma história de amor envolvente, intensa, com fé e esperança, deixando em evidência a mensagem de valorizar as pequenas coisas da vida, que todos nós temos o nosso melhor e somos muito mais do que aparentamos ser.

“Infinito + um” foi a minha primeira leitura do ano, e digo que comecei 2017 bem em questão de leitura. Recomendo este livro e se apaixone por Bonnie e Clyde... Eu acredito em Bonnie e Clyde!

"Nos últimos anos, venho procurando o que é real (...) Mas a realidade geralmente é feia. A beleza? É mais difícil de definir. É como um pôr do sol. É lindo, faz você sentir alguma coisa. E isso é real. Mas o sentimento dura tanto quanto o pôr do sol. É muito fugaz. Então é fácil acreditar que não é real"

Uma boa leitura para todos!


18 comentários:

  1. Oi Aline!! Sempre tive curiosidade de ler esse livro, depois que li Beleza Perdida eu me encantei pela escrita da autora e pela sua resenha esse livro é ótimo. Adorei!!!
    Parabéns pelo blog, tá lindo!
    Beiiiijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jessica!
      Eu comecei ao contrário, li esse primeiro e agora quero ler Beleza Perdida kkkk' A escrita da Amy Harmon é incrível e impecável, ela sabe criar uma história envolvente! Espero amar Beleza Perdida assim como amei este!
      Leia! Você vai adorar *-*
      Obrigada! Seja bem vinda! <3

      Beijo, beijos

      Excluir
    2. Olá!
      Adorei sua resenha.

      Seu blog é maravilhoso, já estou seguindo.
      Vim por recomendação do grupo TDS.
      Beijos,
      Ler Antes De Dormir

      Excluir
    3. Olá, Narah!
      Fico feliz que gostou! Obrigada de coração <3

      Sejam bem vinda!

      Beijo, beijos

      Excluir
  2. Eu amei muito esse livro.
    Amo New Adults!
    A capa é linda e a história tbm!
    Beijos e amei muito a resenha.
    Obrigada por seguir meu blog e agora estou retribuindo!

    Vim por recomendação do grupo TDS.
    https://minisaiajusta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rita de Cássia!
      Eu sou apaixonada por New Adults. E esse livro me cativou muito!
      Muito obrigada! <3

      Seja bem vinda!

      Beijo, beijos

      Excluir
  3. Adorei a resenha.
    É só de saber que é baseado em um história real já me animo a querer ler.
    A história parece ser interessate. Vou anotar o nome do livro para em breve ler.

    Beijos
    Seguindo o blog
    www.doceestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Dayse!
      Sim, esse livro há várias referências á Bonnie e Clyde reais.
      Adorei a forma que a autora escreveu o livro, ficou tudo perfeito.
      Que bom que se interessou pelo livro, espero que goste.

      Obrigada pela visita! E seja bem vinda.
      Beijo, beijos

      Excluir
  4. Amei tanto a resenha quanto as fotos!
    Esse livro acabou de entrar para minha lista.
    Obrigada pela recomendação
    Parabéns pelo blog lindo.

    Vim por recomendação do grupo TDS.
    partesdaliteratura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Taínny!
      Fico feliz que tenha gostado! <3
      E espero que goste do livro, que bom que de interessou nele.

      Muito Obrigada de coração!<3
      Seja bem vinda!

      Beijo, beijos

      Excluir
  5. Que resenha linda!Super vendeu o livro e agora quero ler. Lendo o que você escreveu me lembrou a história de The Fall Up. Se você gostou de Infinito + 1 então com certeza vai gostar de The Fall, vou deixar o link da resenha que fiz dele e recomendo a leitura vale á pena. E mais uma vez parabéns pela resenha, o livro entrou para minha lista!
    Link: https://amorpeloslivrosapl.blogspot.com.br/2016/01/the-fall-up.html

    *Ps: Vim por recomendação do grupo TDS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz que twnha gostado!
      Valeu pela indicação, vou lá dar uma olhadinha na sua resenha e acho que minha lista vai ganhar mais um livro kkkkk'

      Obrigada de coração!
      E seja bem vinda <3
      Boas leituras.

      Beijo, beijos

      Excluir
  6. Que história legal, não conhecia o livro. Gostei bastante da resenha e fiquei bem interessada...
    As fotos estão lindas *-* Obrigada pela dica!
    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Ana!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e se interessou pelo livro! Boa leitura!

      Muito obrigada de coração <3
      Seja bem vinda!

      Beijo, beijos

      Excluir
  7. Olá!!
    Adorei seu post!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro. Gostei da recomendação.
    Pabéns pelo blog.
    Vim por recomendação do grupo TDS.
    https://umlivroeso.blogspot.com.br/
    https://www.youtube.com/channel/UCqHjLsHMeYOeSAso9F1FUiQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que gostou do livro.
      Boa leitura!
      Muito obrigada de coração e seja bem vinda <3

      Beijos, beijos

      Excluir
  8. Ainda não li o livro, mas sua resenha me chamou bastante atenção! :D

    *PS: já seguia seu blog, mas vim pelo grupo TDS.
    Beijos. | * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Espero que goste do livro!
      Boa leitura!

      Também já seguia o seu blog <3
      Obrigada pela visita!

      Beijo, beijos

      Excluir