sexta-feira, 3 de março de 2017

O Carnaval e a Literatura!!!

"Na tela da TV, no meio desse povo, a gente vai se ver na Globo..." Antes de mais nada, preciso deixar bem claro que sou apaixonado pelo carnaval, seja ele o das escolas de samba ou o de rua. O carnaval é uma das maiores festas do mundo e um dos nossos maiores símbolos, nele há a presença da cultura indígena, negra e europeia, os povos que formaram esse país multicultural. Na realidade o carnaval é bom para os dois lados, quem gosta, tem cinco dias de muita folia e diversão, quem não curte, tem cinco dias de descanso e programas alternativos, é um feriado democrático.



Mas por que estou falando especificamente do carnaval? Na edição desse ano, duas escolas me chamaram muito a atenção, não somente por seus desfiles belíssimos e apoteóticos, mas pelo tema escolhido. Duas obras da literatura clássica mundial!!!

Demônios no Inferno de Dante.
A Acadêmicos do Salgueiro, no Rio de Janeiro, escolheu a Divina Comédia de Dante Alighieri, levando o enredo "A Divina Comédia do Carnaval" para a Sapucaí, mostrando o purgatório, céu, infernos e as criaturas míticas que o escritor italiano vai descrevendo em sua grande obra. Foi genial, pois literatura é isso, é cultura, é essa mistura das artes!!! Confira a letra do Samba Enredo da Salgueiro.

"Vou embarcar em ilusões
À loucura me entregar
Prazer (ô prazer)
Sou poeta delirante, o amante
Na profana liberdade
Devoto da infernal felicidade
Quero o gostoso veneno do beijo
Saciar o meu desejo
Me embriagar
Nos braços da folia me jogar

Vou me perder pra te encontrar
Enlouquecer, morrer de amar!
Pra que juízo, amor? A noite é nossa
Do jeito que o pecado gosta!

Sinto minh'alma se purificar
Vislumbrar
O paraíso, no firmamento
Três com sagrados talentos
Vê, estão voltando as flores
Lá, onde ressoam tambores
Toca batuqueiro, dobre o rum
Aos presentes de Orum

Gira baiana e faz do céu um terreiro
Tinge essa avenida de vermelho
É nossa missão, carnavalizar a vida
Que é feita pra sambar!

Dessa paixão que encanta o mundo inteiro
Só entende quem é Salgueiro
Só entende quem é Salgueiro"


Iracema.
Outra escola que me emocionou muito, essa por trazer um clássico da literatura brasileira, um dos meus favoritos, foi a Beija-Flor de Nilópolis, também do Rio de Janeiro, que homenageou o grande clássico de José de Alencar, Iracema, com o enredo "A Virgem dos Lábios de Mel". A escola inovou pois não apresentou seu desfile com as alas tradicionais, mas sim por capítulos do livro, tornando a sapucaí uma grande festa da cultura indígena brasileira. Foi espetacular, uma linda homenagem a um dos nossos maiores romancistas!!! Confira o Samba Enredo da Beija-Flor.


"Araquem bateu no chão

A aldeia toda estremeceu
O ódio de irapuã
Quando a virgem de tupã se encantou com o europeu
Nessa casa de cabloco hoje é dia de ajucá
Duas tribos em conflito
De um romance tão bonito começou meu ceará

Pega no amerê, areté, anama
Pega no amerê, areté, anama

Bem no coração dessa nossa terra
A menina moça e o homem de guerra
Ele sente a flecha, ela acerta o alvo
Índia na floresta, branco apaixonado
Vem pra minha aldeia, beija-flor
Tabajara, pitiguara bate forte o tambor
Um chamado de guerra, minha tribo chegou
Reclamando a pureza da pele vermelha
Bate o coração de moacir
O milagre da vida, me faz um mameluco na sapucaí
Oh linda iracema morreu de saudade
Mulher brasileira de tanta coragem

Um raio de sol a luz do meu dia
Iluminada nessa minha fantasia

A jandaia cantou no alto da palmeira
O nome de iracema
Lábio de mel, riso mais doce que o jati
Linda demais cunhã-porã iterei
Vou cantar jureme, jureme, jureme
Vou cantar jurema, jurema
Uma história de amor, meu amor
É o carnaval da beija-flor"


Os dois livros, clássicos que são, representam o grande poder da literatura em influenciar e descrever momentos históricos e marcar eras, a obra de Dante é titânica, dando a famosa e conhecida visão do inferno que a Igreja Católica tanto difundiu posterior a obra. Dividida em Inferno, Purgatório e Paraíso, o texto foi construído em forma de poesia, o que torna a experiência muito mais assustadora em alguns casos, o uso do lirismo transforma a obra em um épico teológico que marca qualquer leitor. Confesso que como não sou o maior fã do mundo de poesia, levei quase um mês para ler as três partes da história, mas posso garantir que foi uma das maiores experiências literárias da minha vida, o grande mito do inferno é solidificado com essa obra, que é um dos grandes marcos da literatura italiana. Confira a beleza do desfile com algumas fotos abaixo.










Quando vi que que Beija-Flor iria homenagear Iracema e José de Alencar, criei grande expectativa, pois os desfiles da escola são magníficos. A expectativa foi correspondida!!! Iracema, para muitos estudiosas da literatura brasileira, é um dos grandes textos do país, sendo considerado, ao lado de O Guarani, os melhores livros de José de Alencar, o maior romancista do Brasil. O livro faz parte da sua obra indianista, que além dos dois títulos já citados, tem também o clássico Ubirajara. Já li Iracema duas vezes, a primeira na época do ensino médio, durante as aulas de literatura, e mais recentemente por curiosidade, para realmente entender a obra. A experiência foi incrível, reli com outros olhos, com um viés mais crítico, é perceptível a tentativa do autor em entender o Brasil, compreender a partir dos índios, os verdadeiros donos dessa grande terra. O livro é uma alegoria para contar a principal lendo do Ceará, daí o subtítulo da obra - "Lenda do Ceará". A "virgem dos lábios de mel" tornou-se símbolo do Ceará, e seu filho, Moacir, nascido de seus amores com o colonizador português Martim, representa o primeiro cearense, fruto da união das duas raças. A história é uma representação do que aconteceu com a América na época de colonização européia. Como já disse, a literatura é a descrição de uma época e José de Alencar mostra a América em um momento decisivo para a consolidação do continente, dessa miscigenação entre o nativo e o colonizador europeu nasce a América, principalmente a Latina, devido a influência Portuguesa e Espanhola. Confira a beleza do desfile com algumas fotos abaixo.









Eu acredito que toda leitura, principalmente a dos clássicos é fundamental para nossa formação como cidadãos, então indico os dois livros, Iracema é uma história curta, um ou dois dias são o suficiente para conhecer essa obra incrível, já A Divina Comédia, até por ser maior, acredito que se leva uma pouquinho mais de tempo, mas tenho certeza que serão experiências marcantes na vida de vocês, além disso, essas obras já estão em domínio público (Iracema e A Divina Comédia), não precisa pagar para ter essas preciosidades!!!

O post de hoje foi uma homenagem não somente ao carnaval, mas a cultura brasileira, tão rica, tão maravilhosa e tão democrática!!!
Até o nosso próximo encontro!!!

22 comentários:

  1. Olá, Felipe, adoro a energia dos teus posts! Não sou muito fã deste evento, mas adorei também que escolheram as obras como tema. Muito interessante! Fizeram um bom trabalho ;D

    Beijos, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline, muito obrigado pelo comentário!!! As escolas sempre escolhem temas muito bons, esse ano foram vários, os de literatura foram uma grande surpresa!!! As duas escolas ficaram entre as seis melhores do carnaval do Rio, uma grande vitória!!!
      Continue nos acompanhando!!!

      Excluir
  2. Nunca fui uma pessoa que acompanha os desfiles das escolas de samba, nunca me interessei para ser sincero. Sei que há bons enredos escolhidos e que faz parte da nossa cultura, eu só curto o feriadão mesmo!
    Por este motivo não sabia que teve temas relacionados a nossa literatura, foram belas escolhas. Não tinha visto ainda uma postagem referente a isso, gostei muito da forma que se expressou no post, fez até uma pessoa como eu que não curte carnaval parar um tempo e ler.
    Muito bom mesmo, conteúdo excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonardo, fico muito feliz por sua reação a postagem!!! O carnaval, como falei lá no post, é um feriado muito democrático, dá para curtir e descansar!!! Essas duas escolas foram muito felizes em suas escolhas, geralmente os temas das escolas são muito bons, pois abarcam uma série de questões culturais, em alguns casos não só do Brasil, é uma grande aula. Os temas de literatura são sempre os mais suntuosos, espero ver uma escola fazendo homenagem a Jorge Amado ou a Clarice Lispector, seria épico!!!
      Continue nos acompanhando!!!

      Excluir
  3. Olá!
    Caraca! Ainda não tinha visto um post tão bem feito relacionado ao carnaval! Confesso que até comecei a gostar da festa... Eu não costumo acompanhar as escolas de samba, mas gostei muito do que fizeram esse ano, afinal, carnaval não é só mulher pelada e samba, carnaval também é cultura! Adorei o post!
    Beijos, Lorena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!!! Converti mais uma pessoa ao carnaval!!! Eu entro em campanha para que as pessoas entendam a importância da festa para o Brasil, o desfile das escolas de samba, seja no Rio ou em São Paulo, são grandes aulas para um público que geralmente não entraria em contato com aqueles temas. Fiquei muito surpreso com os sambas relacionados a literatura, espero que venham mais enredos assim nos próximos carnavais!!!
      Continue nos acompanhando!!!

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Não gosto do Carnaval, sou dessas que aproveita o feriadão em casa mesmo, hehe. Mas adorei a postagem e as dicas, com certeza vou procurar ler os livros.

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio de 5 KITS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lanssa, muito obrigado pelo comentário!!! Descansar no carnaval é muito válido também, inclusive adoro!!! Depois que entrar em contato com essas obras nos conte suas impressões, são leituras que marcam a vida de qualquer leitor!!!
      Continue nos acompanhando!!!

      Excluir
  5. Eu adorei os temas das escolas deste ano, não curto muito carnaval, mas sempre assisto os desfiles, e realmente esse ano foi um arraso.Gosto de tudo que está ligado a cultura.
    Adorei o post e já estou salvando essas fotos lindas no meu pc.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo ver os desfiles tbm!!! É sempre uma festa aqui em casa!!! Estou na torcida para que alguma escola, no próximo ano, uma escola homenageie Jorge Amado!!!
      As fotos são realmente lindas, imagina lá na sapucaí ao vivo!!!
      Continue nos acompanhando!!!

      Excluir
  6. Nossa! Quanto amor por esse post! Eu odeio o carnaval. rsrsrs Mas amei o post muita coisa pelo fato de só agora ter tido a oportunidade de ter conhecido o samba enredo da Beija-flor. Vou explicar: Eu moro em Nilópolis, não ligo para o carnaval, mas minha mãe foi professora de História em uma escola pública daqui da nossa cidade. Hoje ela está aposentada e um dia ela encontrou um ex aluno dela e disse que gostava muito dela e de suas aulas. Minha mãe perguntou o que ele estava fazendo da vida e ele disse que tinha virado músico e disse que o samba enredo da Beija-flor este ano era de sua autoria. E eu acabei esquecendo de pesquisar o samba e mostrar pra minha mãe. Acabei de fazer isso agora. Ela está encantada! Obrigada! Um beijo!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliziane, vou te contar menina, chorei com seu comentário, fiquei muito feliz por sua participação!!! Imagina a felicidade da sua mãe!!! Muita gratidão!!! Sou Mangueirense de coração, mas a Beija-Flor estava simplesmente maravilhosa!!!
      Continue nos acompanhando e muito, mas muito obrigado mesmo!!!

      Excluir
  7. Não cheguei a ver, mas a proposta foi maravilhosa.
    Adorei sua postagem!!!

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. não curto carnaval, mas soube por alto dos temas literários e achei bacana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milca, os temas foram show de bola mesmo!!!
      Continue nos acompanhando!!!

      Excluir
  9. Um espetáculo, né?
    Acho tudo de uma produção incrível!
    Não curto o carnaval de RJ e SP, mas confesso que é de uma entrega incrível!
    E os temas que você destacou, foram plausíveis!

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thay, é de uma grandeza gigantesca neh!?!?!?
      A emoção dos que trabalham o ano todo, para que aqueles 65 minutos sejam apoteóticos, é contagiante!!!
      Continue nos acompanhando!!!

      Excluir
  10. Esse post é legal para quem gosta de carnaval, que não é o meu caso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, dá uma chance para o Carnaval!!! É uma festa linda em que sempre se aprende algo muito importante!!!

      Excluir
  11. Gostei muito tbm das escolhas dos temas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayara, muito obrigado pelo comentário!!! Continue nos acompanhando!!!

      Excluir