sábado, 24 de junho de 2017

Desabafo: 13 Reasons Why

Olá amores! 💕
Eu volteeeeei õ/ Tá, parey KK' Tenho certeza que a maioria nem percebeu que eu sumi KKK' mas ok..
Precisamos conversar sobre 13 Reasons Why.
Alguns temas como suicídio, depressão e estupro são bem difíceis de se abordar, acho que colocar tudo isso em um suspense, cheio de mistério, cheio de jovens, tinha tudo pra dar errado, mas nesse caso deu certo.
Dirigida por Thomas McCarthy, de Spotlight: Segredos Revelados, e escrita pelo vencedor de um prêmio Pulitzer, Brian Yorkey.
13 Reasons Why é a adaptação da Netflix do best-seller de mesmo nome do Jay Asher. A série segue a história de Clay Jensen que encontra uma caixa com 13 fitas cassetes na porta de sua casa. Nos áudios, Hannah Baker — colega e paixão platônica de Clay — lista os treze motivos que a levariam ao suicídio (cometido duas semanas antes).
Em treze episódios — cada um contando os eventos de uma fita — Hannah narra sua versão dos fatos passados e lista todos aqueles que a machucaram na escola. Em uma narrativa dupla entre passado e presente.

AVISO IMPORTANTE: Talvez vocês não me aguentem até o final, então já vou começar avisando KK'
Esse post não é uma indicação, eu apenas escrevi a minha visão sobre a série. Eu não acredito que essa série é livre para todos os públicos.. Acredito que ela é mais como uma espécie de "projeto".. Algo que os professores, pais, orientadores, deveriam assistir.. Nem todas as pessoas vão conseguir tirar algo bom dela.
Existem pessoas e pessoas neste mundo e idade não significa nada.. Mas se você que está lendo isso for jovem e estiver passando por algum problema emocional.. Saiba entender os seus limites ok?
O que você consegue ou não assistir, enfrentar, etc.

ALERTA DE SPOILER:
Eu apenas precisava escrever sobre, pois se trata de fatos e sentimentos que eu mesma já vivi.
Então espero que vocês reflitam um pouco comigo. Então vamos lá e obrigada pela atenção!
Gente, o que é o menino Clay que demora séculos pra ouvir as fitas hein?!
Eu fiquei jogada ao chão, totalmente desesperada com a demora dele. E eu sabia que provavelmente a fita dele seria umas das últimas. Mas ao mesmo tempo foi na medida... O Clay é aquele garoto que não consegue demonstrar muito bem o que sente, ele não conversa, não se abre.. E no último episódio fica tão claro o quanto ele mudou, cresceu, amadureceu. Ele fez justiça e ele não se calou. Acho que o mais importante da série, o que não devemos esquecer, a mensagem que eles querem passar é: Não seja como nenhum deles!
Não é o tipo de série que você assiste e fala "Ah, na vida eu sou o Alex" ou "Na vida eu sou a Skye" ..Gente, não!! Para agora com isso. Na minha cabeça a mensagem que fica é que nenhum deles são exemplo, nem mesmo o Clay.. Talvez agora sim, o Clay do último episódio, mas o de antes não.

Como a própria Hannah disse, ele era bom, amável e decente, não era como os outros💕 Mas o erro dele foi não dizer o que sentia, e ás vezes uma palavra que você deixa de dizer, tem um impacto muito grande na vida do outro.
Eu sei que ele é ultra fofo do início ao fim, mas o Clay que luta, que permanece com raiva, que fez diferença, esse sim é um exemplo.Outra coisa, solidão e ansiedade são sentimentos que todos nós já sentimos. Sofrer bullying, todos nós já sofremos.. seja na escola, online, não importa onde estejam…Se você nunca sofreu, então provavelmente você não é desse planeta.
E eu não acho que o bullying é algo exclusivo apenas para as crianças e adolescentes. Acho que os adultos também passam por isso.. Eles podem ser as vítimas e também os agressores.
E sendo sincera, existe uma massa neste mundo onde eles acreditam fielmente que ser diferente é errado, então são nesses momentos que nós que somos diferentes passamos á acreditar que devemos seguir a massa. Mas não, isso é errado. Seja você mesmo, seja fiel á suas ideias, ao seu jeito e gostos, não siga a massa, nade contra a corrente e tenha orgulho disso. Seja um sobrevivente e não pertença á grupinhos..
Não importa como, é sempre possível achar alguém que entenda você, entenda tudo aquilo que você ama e que te ache legal por isso.
O erro da Hannah foi tentar sempre se encaixar em um grupo que não tinha nada em comum com ela. Por querer ser aceita ela acabou se perdendo.


O que mais me deixou com o coração na mão foi passar a série inteira conhecendo essa garota tão incrível e saber que ela não iria voltar. Todas aquelas cenas em que o Clay dizia "Não consigo ouvir a voz dela" ou como quando ele a enxergava em todas aquelas situações e quase podia tocar nela e na realidade, ela não estava mais ali... isso foi o que mais pesou pra mim.
Deu vontade de entrar pela tela e dizer "Não Hannah! Não confie, não seja inocente á esse ponto, não seja ingênua" ...
Fiquei chocada com a falta de preparo do conselheiro/orientador... O que aquele homem fez com ela, de insinuar que ela estava apenas confusa, de dizer "apenas siga em frente, deixa pra lá" .. Meu Deus, como ele pôde ser tão negligente?
E no fundo do meu coração, deu vontade de abraçar a Hannah de uma forma tão forte.... E o pior é saber que isso tudo é tão real. A Hannah podia ter feito outras escolhas e ter buscado outro tipo de ajuda? Sim!
Era tão nítido ver ela implorando por ajuda, estava na forma em que ela nem ao menos conseguia falar.. E ele deixou ela ir. Agora eu estou muito ansiosa pela segunda temporada para ver as consequências.
Eu acredito que sim.. Mas sendo assim a série não teria tanto impacto, não seria chocante...

Existem milhares de garotos e garotas como ela nesse mundo e acho que a importância da série é passar a mensagem de que isso acontece todos os dias, o suicídio é a segunda maior causa de mortes quando se trata dos jovens.. É real, e ás vezes o que é real assusta. As pessoas preferem ver apenas o que é bonito, enquanto o que é necessário discutir está sempre sendo empurrado pra debaixo do tapete.
A sociedade prefere ser hipócrita e fingir do que colocar em questão e discussão o que realmente é preciso. Então ao meu jeito de ver, teve o final que teve pq a ideia era ser real ao invés de bonito...

Sendo assim, fica em aberto que maior que o suicídio, maior que a dor, maior que a vergonha e a humilhação, é a força que você deve ter pra continuar lutando. Precisa ter muita coragem pra continuar lutando, e se você ainda sente, ainda chora, com toda certeza você ainda está vivo, se você ainda está vivo, então é motivo suficiente pra buscar ajuda.
E o maior ponto é... Não romantize a série.. Não ache que o suicídio é algo bonito, romântico, que tem música bonita ao fundo e vai ser algo limpo... Não romantize nunca a tristeza, a depressão, nada disso é bonito.

Muita gente não gostou da cena do suicídio, mas eu achei ela extremamente importante... Foi tão real, tão perturbadora, seca... o desespero dos pais, o sofrimento... vc precisa saber o desespero que vc vai deixar pra trás. Não é nada poético, é apenas uma escuridão.
Mas eu sei que vocês devem estar pensando "Mas se alguém estiver passando por algo igual, eles vão querer imitar" e sim, é possível... aliás, se algum de vocês estiverem passando por isso e forem pessoas que se influenciam rápido, então assistir não é uma ideia muito boa. Acima de tudo, precisa ter cabeça, coração, coragem e força pra assistir essa série, pq cada detalhe tem 100% de realidade. Você precisa se conhecer e entender seus limites, assim como eu disse no começo..
Se você sabe que não vai se sentir bem assistindo, então não assista. É uma série cabeça, e não uma série pra passar tempo. Deixando bem claro.
Porém, eu ouvi dizer que o número de pedidos de ajuda aumentaram após a série, então isso é bom, é positivo.
Existe ajuda por aí, e não é vergonhoso procurar uma solução. E isso sou eu que estou dizendo, alguém que já tentou suicídio, que ainda tem crises de depressão e ansiedade, que toma remédio pra isso, mas que nunca realmente desistiu. Existe ajuda sim!!! Basta procurar no lugar certo e com as pessoas certas. Não se inspirem na Hannah... Suicídio nunca é a solução, não é opção, não existe uma forma de sair limpo disso... Então o principal é entender que se você olhar ao seu redor com os olhos bem abertos, com certeza ainda existe alguém aí por você, então não desistam.

13 Reasons Why não é uma série bonitinha, não é juvenil, não é "cool" ...
Na minha opinião a cena do estupro foi muito pior que a do suicídio, aliás, as duas cenas de estupro...
E ainda assim, mais uma vez, reais.
E por fim é uma série que te revolta, tem muita negligência, é mais do que explícita, mas é necessária.
É importante e bem produzida.

CURIOSIDADE: Selena Gomez e atores de “13 Reasons Why” fazem tatuagens juntos em apoio à saúde mental!💕
A tatuagem de ponto e vírgula mostra amor e esperança a quem tem tendências depressivas e suicidas. Um ponto e vírgula é usado quando um autor pode terminar uma frase, mas escolhe continuar"
E esse é o lado do projeto que ninguém comenta... O lado onde eles mostram que se importam. E escolher continuar que é o lado bonito. 💕
E por fim, temos a trilha sonora que é incrível, vai do antigo ao novo, tem esse clima das fitas cassetes, acho que por isso tem The Cure💕
E eu amei a versão acústica de Kill Em With Kindness💕
- O mundo pode ser um lugar desagradável...Você sabe disso, eu sei disso...
Nós não temos que cair da graça..Abaixe as armas com as quais você luta...
Vá em frente agora💕
Na próxima vez que você estiver lutando, mate-os com bondade..- Nenhuma guerra sobre a raiva já foi vencida...


Também amei essa, porque tocou no minuto em que a Hannah sentiu que tudo ficaria bem💕
Mais do que toda a polêmica, foi uma das melhores cenas *.*

- Eu tive um sonho que você era minha... Eu tive esse sonho mil vezes..
Achei a sua casa, eu nem sequer tentei.. Eles tinham fechado as persianas e as janelas..
Meus olhos estavam vermelhos, as ruas estavam brilhantes..
10 de novembro, o ano está quase no fim..
Se eu tivesse o seu número, eu ligaria amanhã..
Aqueles anos antigos eram a preto e branco..
Mas tudo o que eu tenho é esse velho sonho que sempre tive...
Se os meus olhos estivessem abertos, eu chutaria as portas para entrar..
Mil vezes, mil vezes...Eu tive esse sonho mil vezes💕

Minha favorita💕
- Estive buscando um caminho para seguir novamente(...)
Eu tive tudo, e então quase tudo de você...
Um tanto, e então nada de você...
Me leve de volta para a noite em que nos conhecemos
Eu não sei o que devo fazer,
Assombrado pelo seu fantasma...
Me leve de volta para a noite em que nos conhecemos
Quando a noite estava cheia de terrores e seus olhos cheios de lágrimas..
Quando você ainda não tinha me tocado...
Me leve de volta para a noite em que nos conhecemos.
.

Amei Cool Blue💕
- Como você pode esperar na chuva? Você está encharcado até os pés...
Ainda assim, você disse que esperaria por mim(...)
Mas essas coisas, elas diminuem...
Eu nunca vou crescer.. É tudo o que eu sei...

E Bored💕
- Eu não quero bater nenhum recorde..
Eu só quero que me liberte....


Apenas acho que música sempre ajuda.. E essa trilha com certeza me ajuda á respirar com mais calma *.*

Enfim, fica aqui o desabafo...
E por favor, se vocês já assistiram ou querem assistir, se vocês concordam comigo ou não, enfim, me deixe saber... Vou amar conversar com vocês.
Bjs e até o próximo!!💕

32 comentários:

  1. Você fez uma excelente descrição da série, mesmo assim nao sinto vontade de assistir nem de ler o livro, acho que romancearam o suicidio, um tena muito pesado pra ser dirigido ao público jovem dessa forma. Beijo.
    www.danuzaeoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Entendo o seu ponto de vista, e obrigada por comentar e expressar sua opinião... Bjs!

      Excluir
  2. Gostei do seu ponto de vista. Eu sinceramente amo o livro e a série, para mim foi uma forma de me sentir mais forte, mas como você falou muitos acabam vendo isso como uma escapatória não sei dizer. E sobre o orientador mesma coisa que você acha.

    Beijos,
    Garota Perdida nos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm amo💕 Acho importante escreverem e divulgarem esse tipo de tema.. Tem tanta gente sofrendo com esses problemas e ás vezes a sociedade prefere se calar e fechar os olhos ao invés de jogar tudo na mesa e abrir uma discussão. Eu tbm me senti assim, mais forte... O que me deixa feliz é saber que o número de pedidos de ajuda aumentaram depois da série.. Acho que no fim, o lado positivo ganhou. Muito obrigada por comentar e expressar a sua opinião. Bjs!

      Excluir
  3. Você fez uma descrição excelente da série ainda não vi,queria lê o livro primeiro estou me preparando pra vê a série ainda n sinto vontade de vê sabe? Sinto que ainda n estou preparada pras cenas fortes! Bjos
    aleituramagica.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      E te entendo perfeitamente... Se for mais fácil p vc, leia o livro primeiro.. Eu realmente não indico essa série pq acredito fielmente que cada pessoa se conhece o bastante p saber o que consegue ou não assistir, processar, entender... As cenas são fortes e totalmente explícitas.. Então vá no seu tempo. Obrigada por comentar e expressar sua opinião. Bjs!

      Excluir
  4. Que descrição otima! Eu ainda não assisti o filme e nem Li o livro e não sei se irei fazer esses dois, sou meio mole para assistir coisas desse tipo e acho muito forte para mim, mas quando estiver preparada irei assistir.

    Um beijo

    sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo perfeitamente... Na boa, vá no seu tempo!! Não assista apenas por assistir ou pq está em alta... Só assista ou leia qd estiver á vontade com isso... Pq se não for assim, não vai ser uma experiência muito boa. Muito obrigada por comentar e expressar sua opinião. Bjs!

      Excluir
  5. sabe eu senti o que voce sentiu e pensei isso não pode acontecer com alguém tão incrível eu passei por muita coisa ruim e consegui estou aqui porque alguém tão incrível como ela não pode ser forte e tentar ficar também,pensei que a Hannah precisava de mim e mais ainda por muitas vezes eu precisava de alguém como a Hannah.

    www.daysesouzablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Dayse, o tempo todo eu me senti assim.. querendo alcançar a Hannah. Seu comentário foi perfeito.. exatamente o ponto que mais me pegou. "por muitas vezes eu precisava de alguém como a Hannah" - Totalmente assim. Muito obrigada por comentar e expressar sua opinião.. Arrasou!! Bjs!

      Excluir
  6. Oiie.
    Eu vi alguns trechos da série e li o livro tem um tempinho. Fiquei satisfeita com o que fizeram, mas não cheguei a gostar. Acho que romantizaram de mais tudo e perderam o declínio psicológico que a Hanna tem na série.
    Não sei se vou terminar de ver a serie um dia, mas concordo com você. Não é uma série para todos, mas sim projeto para quem quer entender os riscos do bullying e o pesado que é o suicídio.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica!
      Te entendo perfeitamente... Muito obrigada por comentar e expressar sua opinião.. Bjs!

      Excluir
  7. Excelente post esse seu. Parabéns, mas não tenho vontade de assistir. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luciana!
      Te entendo super.. realmente, assistir é questão de gosto e vontade... Muito obrigada por comentar e expressar sua opinião.. Bjs!

      Excluir
  8. Concordo com você que as senas de estupro são piores que a do suicídio. E também concordo o que você disse sobre o Clay... deixar de expressar sentimentos não é uma coisa boa, as vezes apenas uma palavra faz diferença na vida de alguém, infelizmente o Clay é mais um exemplo de muitas pessoas que deixam de demonstrar o que sentem por medo de rejeição hehe e as vezes muito pior quando a pessoa não expressa por ser fria apenas... Gostei do seu ponto de vista.
    http://amorliterarioblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, total... O que me deixou feliz foi ver aquela cena final onde ele percebe que tem sim que falar e se comunicar e decide se reaproximar da Skye.. Mostra o quanto ele aprendeu com a perda da Hannah.
      Muito obrigada por comentar e expressar sua opinião.. adorei! Bjs!

      Excluir
  9. Oi, Miriam

    tenho que te parabenizar pelo post, achei ele forte, bastante rico e seu ponto de vista foi incrível...eu assisti a serie e pensei a mesma coisa sobre os personagens. Muito bom ter posts assim, vc ter citado sobre a tatuagem e o apoio a saúde mental, foi muito bom pois é um assunto que merece ser tratado mais vezes.

    Jacqueline - http://papeandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jacqueline! *.*
      Fico tão feliz em saber que você gostou e sentiu essa força. Eu realmente não quis focar apenas na série, e sim abrir uma discussão p falar sobre tudo que envolve esses temas. Amei saber a sua opinião.
      Muito obrigada por comentar e se expressar.. Bjs!

      Excluir
  10. Esse foi o post mais completo e bem feito a respeito dessa série. Eu pessoalmente não tenho interesse nem em ler e nem em assistir, mas adorei o post. Acho que é o tipo de assunto que levanta discussão porque cada um tem sua opinião e suas próprias vivencias do tema. Parabéns por um post tão bem feito e escrito! ~Elis Blog Pretenses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Elis!!! 💕💕
      Poxa, valeu por aceitar esse post tão bem, mesmo não tendo interesse na obra.
      Muito obrigada por comentar e expressar sua opinião.. adorei! Bjs!

      Excluir
  11. Oi!
    O post ficou muito instrutivo
    Realmente bem completo
    Não Cheguei ver a série, mas tenho acompanhado os comentários e já vi os dois lados
    Parabéns pelo ótimo trabalho!

    Partes da Literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Taínny!!
      Muito obrigada.. E sim, smp tem dois lados... Por isso não quis escrever como uma indicação, e sim um desabafo mesmo de tudo que senti...
      Obrigada por comentar, Bjs!

      Excluir
  12. Adorei seu post! A série é muito tocante e reflexiva . Quando estava assistindo ouvi inúmeros comentários negativos e positivos. Na minha opinião se caso o fim fosse diferente seria mais uma história de superação, e o impacto não seria tão grande acho que as vezes o povo precisa de um choque de realidade , porém tem gente que sempre se inspira nisso,e acha que essa é a unica solução :(. Enfim , acho que o bullyng é capaz de matar uma pessoa por dentro e muitas vezes por fora também, e quanto mais esse tema for explorado existem mais chances de salvação. Amei sua postagem e seu ponto de vista, gostei muito das músicas que você colocou.. Espero que você encontre sempre forças! Você é incrivel! stay strong sempre! beijão <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo, arrasou!! KK' Tbm acho que um choque de realidade ás vezes é preciso, principalmente hj em dia, quando todos preferem fechar os olhos pra tudo aquilo que não é bonito. O que me deixa feliz é saber que o número de pedidos de ajuda aumentaram depois da série, no fim das contas, foi positivo.
      Achei perfeito você dizer isso.. tbm acredito nisso... A salvação está na conversa, na discussão, não dá pra se calar.. E acho que essa é a mensagem maior que a série passa.
      Amei seu comentário. As músicas são a minha paixão, a trilha inteira está perfeita💕
      Poxa, de coração.. Muito obrigada por se lembrar de deixar um recadinho especial p mim *.* E pode deixar, continuo firme e forte!! #Stay strong💕💕
      Muito obrigada por comentar e expressar sua opinião.. amei! Bjs!💕

      Excluir
  13. Olá! Tudo bom?
    Concordo com você em muitas coisas, a série me abalou muito! É o tipo de coisa que não é qualquer um que deve assistir, pois as vezes a pessoa não está bem no momento... achei legal os pontos que você mencionou também, a trilha sonora foi muito boa, adorei as músicas no post rs Ficou muito bom! Beijos,
    Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yasmim! Tudo ótimo e você? *.*
      Exatamente isso... acho que a pessoa precisa estar totalmente ciente de até onde consegue encarar essa série... É bem coisa de momento mesmo.
      E fico feliz que gostou de tudo, da trilha, as músicas💕
      Muito obrigada por comentar e expressar sua opinião! Bjs!

      Excluir
  14. Adorei ver o seu post!!! Eu já tinha visto alguns mas o seu é tão completo que já penso logo em assistir novamente. Mas quando leio essas coisas marcantes que você citou e lembro de quando assisti, penso que não consigo pois me deixou com o pisicologico bem abalado... Bom, adorei linda!! Beijos!
    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Day! *.*
      Sabe? Preciso confessar... Eu tbm me pego querendo assistir novamente, mas não quero sofrer tudo aquilo de novo.. todas as cenas onde eu quis alcançar a Hannah.. Sério, talvez em algum outro momento da minha vida eu assista novamente, mas por agora, vou ficar apenas esperando a segunda temporada e assistindo no Youtube os vídeos com música e cenas fofinhas da Hannah com o Clay💕
      Muito obrigada por comentar e expressar sua opinião! Bjs!

      Excluir
  15. Olá, não sou muito fã de séries no momento, sim digo no momento, mas achei super interessante você abordar o tema depressão, um assunto tão sério e pouco respeitado na sociedade.
    Ainda mais sendo vista como o mal do século, parabéns pelo post.
    Menina que música linda é essa, amei e já quero baixar, bjusss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Muito obrigada... fico feliz em saber a sua visão..
      E realmente, é um tema que rende e que devia ser mais respeitado.
      E nem fala.. a trilha sonora arrasou!! Não paro mais de ouvir💕 Baixei todas!!! KK'
      Muito obrigada por comentar e expressar sua opinião! Bjs!

      Excluir
  16. Confesso que na parte que tem alerta de spolier eu não li rsrsr Pois pretendo assistir a série, pois é! Ainda não assistir, não me permitiram assistir por está passando por uma depressão.
    Mas quero muito em breve ver, acredito que sim vale a pena.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKK' Q bom que eu coloquei o alerta então KKK' ><
      Entendo perfeitamente a sua situação.. E vá no seu tempo! Só assista se estiver 100% e ciente que não vai te fazer mal,te machucar ou te afetar okay?
      E querendo conversar, estou aqui. Fica firme nessa luta!!!
      Muito obrigada por comentar Suelane, bjs!! 💕

      Excluir